Calibrando a bateria do seu notebook

Posted on 1 de Fevereiro de 2010

0


Parece uma dica boba, mas para quem tem um notebook a mais de um ano, pode ser muito útil. Um cenário típico é o de você ter usado o notebook com bateria por diversos meses e observar que o seu tempo de duração já não é igual ao que costumava ser.

bateria-notebook

Por exemplo, após a sua compra, o sistema podia trabalhar por 2 horas com a bateria totalmente carregada, mas após três meses parece começar a durar somente 1 hora.

Descalibrada?

Na maioria dos casos o problema é simplesmente a descalibração da bateria. Mas que diabos é isso? A descalibração ocorre quando a bateria “esquece” qual é o máximo ou mínimo de carga que ela pode armazenar.

Quais as causas para a queda no desempenho da bateria?

– A fonte principal tem algum problema;
– O adaptador AC não é o correto ou apresenta algum defeito;
– A bateria requer calibração;
– A bateria esgotou a sua vida útil, possivelmente, por exposição a altas temperaturas por períodos prolongados;

Calibrando a bateria no Windows 2000/XP:

Recalibrar a bateria requer um ciclo de carga e descarga completo. Se o computador estiver sendo usado durante este ciclo de calibração, as propriedades do gerenciamento de energia devem ser desativadas para permitir que a bateria seja totalmente descarregada.

– Primeiro carregue a bateria ao máximo e desligue-a da tamoda;
– Para verificar a configuração do esquema de energia do sistema, vá em Painel de Controle – Opções de Energia e escolha a opção se,pre ligada para que o monitor e o disco não fiquem desligando após X minutos;
– Desative também as opções de desligar automaticamente ou hibernar o sistema caso a bateria chegue a menos de X porcento.
– Deixe o notebook ligado até a bateria acabar completamente e verifique o tempo que ela levou para terminar;

Detalhe importante: Quando a bateria chegar a zero porcento e aparecer o icone na barra com a bateria riscada com um X vermelho, anote o tempo que o computador vai levar para desligar completamente. Se a bateria estiver muito descalibrada, o computador ainda vai funcionar por um bom tempo, pois o sensor que indica a carga da bateria acha que ela já acabou, quando na verdade ela ainda possui uma boa quantidade de carga. Isto certamente indica um certo desequilíbrio de armazenamento da mesma.

Calibrando a bateria no Windows Vista:

– Conecte um adaptador de corrente alternada e deixe que a bateria seja carregada de 99% a 100% da capacidade;
– Desconecte o adaptador de corrente alternada do notebook;
– Clique em Iniciar em Painel de controle e Opções de energia;
– Selecione Criar um plano de energia na barra lateral;
– Clique no campo Nome do plano, digite Calibrador . Em seguida, pressione Enter;
– Selecione Nunca para todos os tópicos da coluna Na bateria;
– Clique em Criar para aceitar os valores e forçar a bateria a se descarregar consistentemente;
– Deixe a bateria se descarregar completamente até que o notebook seja encerrado;
– Conecte o adaptador AC e reinicie o notebook;

Depois da calibração, retorne para a caixa de diálogo Opções de energia e selecione a configuração-padrão de plano de energia.

As baterias de Lítio tem uma vida finita e geralmente uma garantia limitada (por exemplo, um notebook com um ano de garantia pode ter uma garantia da bateria de 6 meses). As baterias geralmente incluem um pequeno micro-controlador que prevê quanto tempo a carga da bateria irá durar. Esta característica é necessária e sem ela seria muito difícil saber quando a bateria estaria prestes a ficar sem carga.

A calibração da bateria é uma forma de permitir que o micro-controlador volte a calcular a duração de tempo que uma bateria ainda tem. A calibração da bateria não prolonga o tempo de descarga da bateria. Esta característica calibra a bateria de modo a que mostre a carga restante com exatidão.

Dicas para aumentar a vida útil da bateria

Os maiores inimigos das baterias são a constante carga e descarga sem necessidade e as altas temperaturas que deterioram seus componentes químicos internos. Use a bateria somente quando necessário. Se for usar o notebook ligado a corrente elétrica por muito tempo, retire a bateria antes. Espere a sua bateria terminar completamente antes de recarregá-la novamente. Mantenha o notebook em um local fresco e longe do sol direto, quanto mais calor a bateria enfrentar, menor será sua vida útil.

Post dedicado ao Sr. Ozivaldo

Fonte: Plinio Torres

Posted in: Sem categoria